Com a saída de Cleiton Xavier e a chegada de Tinga o Palmeiras ainda está com um elenco bastante desequilibrado. Segundo o site do clube os seguintes atletas fazem parte do time principal:
Goleiro: Marcos, Deola, Bruno Cardoso, Rafael Alemão, Fábio e Carlos. Seis goleiros! Muita quantidade para pouquíssima qualidade. Marcos é um câncer. Deola e Bruno Cardoso ainda não convenceram. Rafael Alemão precisa evoluir. E Fábio e Carlos nunca mostraram muito potencial nas bases. Depois da saída de Diego Cavalieri a posição virou um problema que se agrava a cada dia.
Lateral Direito: Apenas Vitor é da posição e a cobre muito bem. Seus reservas seriam os improvisados Márcio Araújo e Eduardo. Minha preferência seria sempre pelo volante, já que o canhoto Eduardo é ridículo.
Zagueiro: Léo, Mauricio Ramos, Danilo "Cuspe", Leandro Amaro e Mayko. Aqui apenas Léo convence e a solução é usar Edinho para fazer (boa) dupla com ele. Mauricio Ramos serve como reserva, Leandro Amaro é refugo do Cruzeiro-MG, Danilo "Cuspe" é outro câncer no elenco, e Mayko uma incógnita. Nenhum deles é canhoto.
Lateral Esquerdo: Pablo Armero e Gabriel Silva cobrem bem a posição. E Eduardo sobra totalmente.
Volante: Pierre, Edinho, Tinga, Márcio Araújo e Marcos Assunção. Mesmo com Edinho deslocado para a zaga, os outros dão conta do recado por hora. Pierre só joga como cabeça de área e Tinga apenas como segundo volante, ao passo que Márcio Araújo e Marcos Assunção podem fazer os dois papéis. Infelizmente todos são destros.
Meia: O maior problema do time já que apenas o destro Lincoln é da posição.
Ataque: Kleber, Ewerthon, Tadeu, Vinícius, Patrick e Lenny. Kleber e Ewerthon cobrem muito bem a posição de segundo atacante e Tadeu é a aposta para suplente do centroavante. Vinícius é muito jovem, Patrick ainda não mostrou nada na carreira e Lenny vive machucado. Nenhum destes atacantes é canhoto.
As necessidades urgentes do time são: um meia canhoto para dividir a função de criação com Lincoln e um bom centroavante. São exatamente as posições que os dirigentes ainda correm atrás. Estes precisam ser contratados.
Para complementar o elenco poderiam testar dois jogadores da base: Luis Felipe na lateral direita e Ramos (ou Patrik Vieira) para reserva na meia.
Assim o time titular teria:
Bruno Cardoso (ou Deola)
Vitor
Léo
Edinho
Pablo Armero
Márcio Araújo (acho que está num melhor momento que Pierre)
Tinga
Lincoln
Contratação
Kleber
Contratação
E o time reserva teria:
Deola (ou Bruno Cardoso – Rafael Alemão como terceira opção)
Luis Felipe
Mauricio Ramos
Leandro Amaro
Gabriel Silva
Pierre
Marcos Assunção
Tinga (deslocado quando necessário)
Ramos (ou Patrik Vieira)
Ewerthon
Tadeu
Como redução de custo e medida higiênica Marcos e Danilo "Cuspe" deveriam ser dispensados. Lenny também deveria ser desligado do clube. E Eduardo devolvido ao Paulista de Judiai. Já Fábio, Carlos, Mayco, Patrick e Vinícius voltariam para o sub-20 e poderiam ser acionados sempre que necessário.
Com isso Felipão ganha tempo para avaliar o elenco e começar a busca por um zagueiro canhoto, um volante canhoto, um meia (salvo se Deyvid explodir no Grêmio Prudente, o que é difícil) e um goleiro para o próximo ano. O zagueiro entraria no lugar de Leandro Amaro, que seria devolvido ao Cruzeiro-MG. O volante ocuparia a vaga de Marcos Assunção cujo contrato termina em abril próximo. O meia seria reserva imediato de Lincoln, posição que estaria ainda vaga. E o goleiro seria provavelmente o novo titular, vendendo-se Bruno Cardoso ou Deola.
Outras contratações ainda seria necessárias caso Luis Felipe e Ramos (ou Patrik Vieira) não mostrarem potencial, e Tadeu não dizer ao que veio.
Assim, com duas contratações agora e mais quatro aquisições no próximo ano, Felipão poderia ter um elenco equilibrado e de qualidade.