14 de março de 2010

Vinicius: ele não é culpado e que tenha boa sorte

Zago já está elegendo seus favoritos. Não. Favoritos não são os jogadores mais importantes para a competitividade do time. Favoritos são, no caso de Zago e análogos como Luxemburgo, os eleitos junto aos empresários para rápida valorização e lucratividade dos envolvidos.

Ivo foi o primeiro. Sua contratação já estava encaminhada enquanto os dirigentes tratavam da chegada de Zago ainda nos bastidores. Ivo chegou e rapidamente empurrou para escanteio os outros meia-atacante canhotos (William e a antes (falsa) estrela Joãozinho) e imediatamente virou uma constante no time. Zago chegou com força. Outro favorito é Vinícius (Oseinha - foto), um caso escandaloso cujo último capítulo foi sua convocação para o jogo deste domingo contra o Santos. Vinicius é uma muito boa promessa de apenas 16 anos. Notem que no segundo semestre do ano passado ele fez 5 gols pelo Palmeiras Sub-17 no estadual da categoria. Porém Miguel com 15 gols, Johnathan com 13 gols e Peterson com 9 gols destacaram-se mais do que Vinicius no mesmo time e na mesma competição. Johanathan esta com contrato vencido mas os outros dois foram selecionados pela comissão técnica das bases para disputar a Copinha enquanto Vinícius ficou de fora. Miguel ainda foi convocado para a seleção sub-18 na última sexta-feira. Outros atacantes do sub-20 também disputaram a Copinha e fizeram mais gols do que Vinicius na conquista do título estadual desta categoria (sub-20): Afonso fez 8 gols, Geraldo 6 gols e Rodrigo também 6 gols. Afonso não está mais no clube mais os outros dois seguem nas bases. O que explica os preferidos da comissão técnica das bases, i.e. Miguel, Peterson, Geraldo e Rodrigo, serem preteridos por Vinicius na decisão de um técnico que nunca o viu jogar nas bases? Nem vou incluir aqui a longa lista de atacantes do time B e dos encostados em Guarulhos para não provocar náuseas em mim mesmo.

Torço para que Vinicius tenha um grande futuro. Mas a podridão envolvendo sua atual valorização no elenco exala um cheiro insuportável.