24 de março de 2010

Rio Branco 2 x 2 Palmeiras

Novamente jogando contra o lanterna o Palmeiras se complica e não passa de um empate – 2 a 2 contra o Rio Branco com gols de Diego Souza e Ewerthon. Anteriormente já havia perdido do Rio Claro e batido com muita dificuldade o Sertãozinho quando estas equipes estavam na última colocação. E desta vez não teve chuva, gramado ruim e até o estádio em Araraquara era todo favorável ao Palmeiras. Só faltou mesmo foi futebol.
Nem colocando o que tinha de melhor para a linha no segundo tempo o time se encontrou para bater o fraquíssimo time de Americana. Desta vez Lincoln não foi bem e Diego Souza repetiu as más atuações que já se tornaram rotineiras. O ataque até que conseguiu movimentar-se no primeiro tempo, mas a saída de Ewerthon, mesmo sem uma atuação expressiva, acabou prejudicando o time. E a defesa foi um desastre: mal posicionada e sem goleiro.


Marcos: O Rio Branco acertou dois chutes ao gol e as duas bolas entraram com falhas do Marcos. No primeiro gol, além de não cortar o cruzamento, Marcos pulou para trás virando a cara para o lance. E a bola do segundo gol passou ao lado do seu pé sem que ele tivesse agilidade para esboçar reação, apenas caiu sentado no chão.
Eduardo: Mal na defesa e sem conseguir chegar na linha de fundo. De bom só um chute que acertou a trave. Mais uma vez foi substituído no intervalo.
Léo: Sua pior atuação no Palmeiras até agora. Não acertou a marcação no primeiro tempo e ainda falhou na saída de bola.
Danilo: A mediocridade usual. Os dois gols saíram pelo seu setor.
Pablo Armero: Bom na marcação e uma ou outra pontada no ataque.
Pierre: Bem no combate individual, mas errou taticamente no primeiro tempo deixando um grande vazio a frente da zaga.
Márcio Araújo: Errou passe demais e também se posicionou mal no primeiro tempo. Melhorou como lateral, principalmente na marcação. Lincoln: Andou em campo.
Cleiton Xavier: O melhor do time no primeiro tempo. Errou demais na etapa complementar.
Diego Souza: Parece estar desmotivado e sem preparo físico. Dá a impressão de não ter força nem para cagar.
Ewerthon: Dá um toque de qualidade ao ataque, mas embola muito. Precisa cair pelas pontas. Lenny: Fraquíssimo. O time caiu de produção com sua entrada em campo.
Robert: Até que se movimentou bem na primeira etapa. O problema maior é com as bolas nos pés. Vinícius: Deslocou-se bastante, buscando o jogo, mas não conseguiu dar continuidade a nenhuma jogada.


Volto a insistir que o menos mal agora é colocar o seguinte time em campo: Deola; Márcio Araújo, Léo, Danilo e Pablo Armero; Pierre, Cleiton Xavier, Lincoln e Diego Souza; Ewerthon e Robert. Essa formação traz os seguintes benefícios:
  • Com Deola teríamos um goleiro em atividade em campo.
  • Cleiton Xavier daria maior qualidade na saída de bola e opções ofensivas.
  • Pierre jogaria fixo na frente da zaga onde atua melhor.
  • Márcio Araújo melhoraria a defesa pela direita e liberaria Pablo Armero no ataque, compensando em parte o fato do time não ter nenhum meia ou atacante canhoto na formação acima.

Este time deveria chegar às finais da Copa do Brasil, até por que os adversários são muito ruins. O maior problema seguiria sendo a falta de reservas de qualidade ao menos razoável em quase todas as posições.
Já o Campeonato Paulista está muito difícil, pois a Portuguesa de Desportos abriu cinco pontos de vantagem com apenas nove a serem disputados. Além disso, o Palmeiras ocupa apenas a décima posição.