18 de março de 2010

Paysandu 1 x 2 Palmeiras

O Palmeiras não conseguiu eliminar o jogo de volta, mas a vitória por 2 a 1 – gols de Lincoln e Ewerthon – praticamente já garante a classificação para as oitavas-de-final. A partida permitiu várias observações:
  • Primeiro há que se dizer que o técnico acertou em poupar alguns jogadores, pois o time jogará duas vezes por semana até a interrupção da Copa se seguir avançando nas competições.
  • Interessante também as entradas de Ewerthon e Lincoln no time. O primeiro ainda está devendo mas já mostras lampejos de qualidade e decisão na frente do gol. Já Lincoln parece querer jogar todo seu potencial, e se isso acontecer será facilmente o maestro do time.
  • Também vimos quanta falta faz um jogador de área. É preciso urgentemente contratar um centroavante para a disputa da Copa do Brasil. O problema é a falta de opção no meio do campeonato. Coisas daquilo que Belluzzóquio chama de planejamento.
  • A lateral direita segue um problema: Eduardo não convence, Figueroa deixa o clube em julho e dificilmente vai crescer de produção agora, e Vitor só pode jogar no campeonato brasileiro. Assim a improvisação de Márcio Araújo parece ser a melhor solução enquanto o ex-jogador do Goiás não estiver liberado.
  • Finalmente tenho que ressaltar uma vez mais a facilidade que o Palmeiras deve encontrar para chegar ao menos até a final da Copa do Brasil. Seus prováveis adversários até a semifinal estão mostrando um péssimo futebol e envoltos em crises: Atlético-PR não passou de um empate com o Sampaio Correa, Botafogo dependeu do goleiro para vencer o Santa Cruz pelo placar mínimo e Vasco da Gama perdeu para o ASA de Arapiraca.

Deola: Sem falha no gol e boas saídas no segundo tempo.
Eduardo: Fraco na defesa e morno no ataque. Pierre: Não encontrou seu espaço em campo e errou passes além do seu normal.
Léo: É hoje facilmente o melhor jogador da zaga: seguro e com qualidade na saída de bola. Errou apenas ao tomar um cartão amarelo desnecessário por rusgas com um adversário.
Danilo: Sua saída de bola é ridícula. No gol adversário preferiu cercar o atacante ao invés de abafá-lo, facilitando-lhe o chute ao gol.
Pablo Armero: Vem melhorando, mas ainda está longe do jogador da seleção colombiana.
Edinho: A defesa parece ficar mais desorganizada quando ele atua como primeiro volante, o que é deficiência tática. Procura compensar a falta de técnica jogando com raça.
Márcio Araújo: Alternou bons e maus momentos, num destes propiciou o contra-ataque que resultou no gol adversário.
Lincoln: O melhor do time ontem. Lúcido na armação e atento na marcação. Deu um toque de classe ao time e ainda fez um gol.
Diego Souza: Pode ter sido o cansaço depois do jogo contra o Santos, mas fato é que não jogou nada ontem.
Lenny: Inofensivo. Não é jogador para se titular. Cleiton Xavier: bateu cabeça com o excesso de jogadores no meio de campo e não conseguiu ser produtivo.
Ewerthon: Jogando fora de posição deu alguns bons toques na bola e mostrou oportunismo no gol. Robert: Sem tempo.

Com as observações do ontem seria interessante ver o seguinte time em campo nos próximos jogos: Deola; Márcio Araújo, Léo, Edinho e Pablo Armero; Pierre, Cleiton Xavier, Lincoln e Diego Souza; Ewerthon e Robert.