20 de fevereiro de 2010

Patrocínio e Unimed

Mais uma das bandeiras dos dirigentes do Palmeiras vai sendo inapelavelmente destruída. Ao conseguirem, por um curto período de tempo, posicionar os valores de patrocínio do uniforme em linha com o tamanho de sua torcida, i.e. na quarta posição do ranking, os dirigentes diziam-se sensacionais. Tentavam enganar ou trouxas. Alinhar-se com o potencial da marca não era nada de mais, e fazer algo melhor do que Mustafá fez não era e não é parâmetro para nada. Porém, em pouco tempo os demais clubes também capitalizaram o momento favorável e engordaram seus contratos. Hoje o Palmeiras arrecada menos da metade de clubes como Corinthians e Flamengo, vê equipes com torcidas menores como o Santos assinarem melhores contratos. E não fatura mais do que os grandes clubes fora do eixo Rio-SP: Atlético-MG e Cruzeiro com BMG/Ricardo Elétrico, e Internacional-RS e Grêmio com Bansul/Tramontina e Unimed empatam com o valor de patrocínio do time com 15 milhões de torcedores. Assim o valor de patrocínio do clube é baixo em proporção a sua torcida, e o que os dirigentes cantavam como glória não passava de mais um mau negócio, aquém do potencial do clube.

Para piorar a situação, estes abjetos dirigentes estão sujando o nome do Palmeiras no mercado. Primeiro foi a vergonha de querer vender duas vezes o mesmo espaço: o calção. Mesmo tendo negociado com a Samsung todo o uniforme, tentaram de todo jeito vender o calção à outra empresa. Atitude amadorística? Não. Foi uma tentativa de fraude. Será que a Samsung gostou desta história?

Na mesma linha venderam o espaço no uniforme de técnico para a Seguros Unimed capitalizando a imagem do Muricy. Não foi por menos que o vice-presidente nacional da empresa, Rafael Moliterno Neto, deu a seguinte declaração ao site do Palmeiras: "Nós já vínhamos conversando há um bom tempo com o Palmeiras sobre a possibilidade de iniciar uma parceria quando surgiu a idéia do Muricy, pela credibilidade que ele tem no meio esportivo e por ser uma pessoa cujos valores éticos são compatíveis com a empresa e com o Palmeiras. Foi algo que veio a calhar com o plano de exposição que temos para a Seguros Unimed", afirmou Moliterno. Pois bem, não passou um mês e trocaram o Muricy por um Zago com imagem ligada a falcatrua, balada e racismo. Desconfio até que retardaram a dispensa do técnico para depois de assinarem o contrato. Será que a Unimed está feliz?