A Copa do Brasil já foi apelidada de "caminho mais curto para a Libertadores" em função dos poucos jogos a serem disputados para alcançar a classificação. Com a não-participação dos clubes que já estão disputando a Libertadores, podemos também dizer que é o "caminho mais fácil". Afinal, com cinco dos clubes mais fortes fora da disputa, em apenas onze ou doze jogos pode-se conquistar o título e classificação para o torneio continental do próximo ano.
A tabela da disputa deste ano dá uma idéia desta facilidade. No primeiro jogo o Palmeiras encara o Flamengo –PI e na segunda fase enfrenta Paysandu-PA ou Potyguar-RN. Apenas já nas oitavas-de-final pode encarar um clube da Série A que seria o Atlético-PR. Nas quartas-de-final os potenciais adversários da Série A seriam Botafogo-RJ ou o caçula Atlético-GO, e entre todos os possíveis contendores na semifinal apenas Vasco da Gama-RJ e Vitória-BA disputam a primeira divisão do futebol brasileiro. Ou seja, o caminho para a final apresenta poucas dificuldades. Já na final os possíveis adversários mais qualificados seriam Grêmio-RS, Fluminense-RJ, Santos-SP e Atlético-MG.
Além da classificação para a Libertadores, o título da Copa do Brasil traz um bom retorno financeiro com a cota de televisão e estádio cheio.