22 de outubro de 2009

Santo André 2 x 0 Palmeiras

Os números são expressivos: apesar da tabela favorável, nos últimos quatro jogos o time fez apenas um ponto, marcou apenas dois gols e sofreu nove. Mas por outro lado o time seguirá na liderança do campeonato independentemente dos resultados das demais equipes no complemento da rodada. O que acontece? Em minha opinião nada de anormal. O desempenho de qualquer equipe em um campeonato, ainda mais um nivelado por baixo como este, só se mede pelo acúmulo dos resultados. Períodos de vitória e derrota acontecem e não dá para ficar obcecado na análise de cada período isoladamente. Afinal a seqüência de três vitórias alcançada de virada contra o Santos na Vila, incluindo outra virada sobre o Cruzeiro no Mineirão, tinha este mesmo time e aconteceu há apenas três semanas atrás. Vejamos por outro ângulo: caso o Palmeiras tivesse mantido 60% de aproveitamento nos último quatro jogos teria somado seis pontos adicionais e lideraria o campeonato com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Alguém acredita que o elenco atual justificaria tamanha vantagem sobre os outros times? Eu não acredito e acho que o time até vem superando as expectativas do início do campeonato através da dispensa de Luxemburgo, contratação de Muricy e manutenção da maior parte do elenco.
Ontem novamente o time repetiu os dois principais defeitos das últimas partidas: dupla de volantes ineficiente e meias sem poder de criação. Entendo que os problemas defensivos vêm sendo causados mais pelas falhas dos volantes do que por causa dos zagueiros. E que Vagner Love perdeu o poder de fogo por estar muito distante da área, seja por vir buscar a bola que não chega, ou por Obina não conseguir jogar pelas bordas do campo.


Marcos: Sem culpa nos gols.
Figueroa: Não voltou bem. Sua pior atuação pelo clube.
Maurício: Fica difícil julgar a defesa quando o meio-de-campo atua tão mal. Depois de bela roubada de bola, lançou mal o ataque e propiciou o contragolpe no primeiro gol.
Danilo: Perdido no meio da mediocridade geral. Como sempre, péssimo na saída de bola.
Pablo Armero: Tentou bastante no ataque, mas com pouca qualidade.
Edmilson: Parece que desaprendeu a jogar futebol. Não pode mais jogar de volante.
Souza: Este nunca soube jogar mesmo. Apenas mostrava muita dedicação na marcação. Deve restringir-se a isso.
Cleiton Xavier: Logo se machucou e saiu. Marquinhos: Mostrou evolução.
Diego Souza: Péssimo novamente.
Obina: Não consegue mais produzir e vai definhando-se em campo. Robert: Um cruzamento, um gol perdido e mais nada.
Vagner Love: Está devendo e pode render muito mais. Precisa atuar mais próximo da área.


Após o jogo Muricy disse que vai mudar o time para o próximo jogo. Temo que traga de volta o terceiro zagueiro. Sou contrário a esta idéia pois não temos zagueiros com boa saída de bola, ao contrário. Acredito que o time tenha que ganhar mais opções de criação e resolver a defesa com o posicionamento dos volantes. Assim o time contra o Goiás poderia ter: Marcos; Figueroa, Edmilson, Danilo e Pablo Armero; Souza, Cleiton Xavier, Anselmo e Diego Souza; Marquinhos e Vagner Love. Com Souza fixo na frente da zaga e proibido de passar do meio-de-campo (até por que não faz nada que preste no ataque) e Vagner Love buscando os espaços próximos da área.