9 de junho de 2009

Técnico e dirigentes são os principais responsáveis pelo baixo desempenho das melhores contratações do ano

Curiosamente Luxemburgo usa discursos diferentes para avaliar as vaias dadas a Keirrison e Marquinhos. Com relação a Keirrison ele logo avisa que o jogador precisa ter estrutura se quiser jogar no Palmeiras. Já com relação a Marquinhos o técnico culpa a torcida por sua hipotética impaciência com o atacante baiano.
O uso de dois pesos e duas medidas já fora mostrado pelo técnico para avaliar a indisciplina de Valdivia e Diego Souza. Enquanto o chileno era duramente criticado por seus cartões amarelos, Diego Souza nunca foi recriminado por suas freqüentes expulsões. No final, viu-se que se tratava de uma campanha pró-venda do Valdivia. Por isso começo a suspeitar que Keirrison já esteja vendido. O que seria uma grande perda para o time, visto tratar-se do único grande atacante do time como atestam seus 21 gols, até agora, na temporada. É torcer para que isso não aconteça.

Em tempo, considero que os jogadores sim devem saber absorver as vaias. E que torcedores têm direito de extravasar seus sentimentos com vaias ou aplausos. O problema é que Luxemburgo e os dirigentes não estão sabendo cuidar das quatro revelações contratadas (Keirrison, Marquinhos, Willians e Pablo Armero). Trata-se de jovens que já haviam demonstrado grande potencial. É natural que a mudança de cidade (e até país) e para uma equipe da grandiosidade do Palmeiras exerça uma pressão sobre jovens recém saídos da adolescência. Antes de criticar os jogadores ou a torcida, técnico e dirigentes deveriam avaliar sua responsabilidade no fato de nenhum destes garotos estarem conseguindo reeditar seu futebol. Estão eles sabendo orientá-los? Estão dando o respaldo para adequarem-se a nova cidade e circunstâncias? Estão dando os exemplos edificantes que os jovens tanto precisam? Estão sabendo posicioná-los em campo de forma correta? Estão dando os necessários treinamentos para aperfeiçoarem estes atletas?

Infelizmente corremos o risco de ver as quatro únicas boas contratações deste ano não produzirem o esperado para o time. Keirrison pode ser vendido na janela em julho, já falam em repassar Marquinhos para outra equipe, o empréstimo de Willians termina em Dezembro e apenas Pablo Armero parece estar em posição menos volátil. E o responsável por esse possível desastre são Luxemburgo e os ignóbeis dirigentes.