A constituição brasileira, no Art. 5° diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e válida para brasileiros e estrangeiros residentes no país. No parágrafo XLII rege que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível. A lei ordinária 7.716 (05/01/1989) veio regulamentar a questão, especificando as questões raciais. Não vale a pena repetir todos os artigos desta lei aqui, apenas dizer que em nenhum deles fala especificamente de xingamentos. A lei também não faz distinção de raça. Ou seja, xingar um negro de "macaco" ou "suco de pneu" é, perante a lei, igual a xingar um branco de "bicho-de-goiaba" ou "leite azedo". Ou ainda, seguindo a constituição, seria igualmente ofensivo chamar um argentino de "argentino de merda" como tenho lido alguns se referirem ao Maxi criticando sua atitude. Agem iguais àquele que criticam. É muita ignorância e hipocrisia.
Mas porque a lei e a opinião pública dão tratamentos diferentes dependendo de quem parte a ofensa? Uns dizem que se justifica em função do processo de escravidão impostos aos negros africanos. Não concordo. Pois segundo esta teoria o mesmo se aplicaria aos brancos europeus escravizados por mulçumanos negros durante séculos a fio. Escravidão nunca teve exclusividade de uma raça no papel de escravo ou escravocrata. A história pune a todos indistintamente. Não há dívida a ser resgatada que não se imponha igualmente a todos ou nenhum.
O pobre Maxi, desconhecendo as idiossincrasias da lei local, achou que estava apenas sendo estúpido e mal educado. E acabou como criminoso. Na dúvida deverá no futuro xingar qualquer adversário de "filho da puta", "seu bosta" ou qualquer outra referência não criminosa como estas. E por enquanto ainda pode chamar os adversários de "veado". Ao menos enquanto o movimento homossexual, estes coitados enfermos d'alma, não aproveita a estupidificante mania do politicamente correto para forçar alguma lei imbecil que, nadando contra a constituição, os trate de forma desigual (favorecendo) perante a lei.