27 de junho de 2009

E não volte nunca mais!

Finalmente saiu o técnico Luxemburgo, o "Bosta". Desde meados do ano passado o técnico fazia uma péssima campanha na equipe. Contratações equivocadas, falta de padrão de jogo, perseguição a jogadores, briga com torcedores e pouca vontade de trabalhar foram algumas da marca de Luxemburgo no comando do time neste período. Mas qual a verdadeira razão de sua saída? Creio que nunca saberemos isso. A única certeza que tenho é que não foi a alegada "quebra de hierarquia" com a ensaiada explosão do técnico pela forma com que o jogador saiu do time. Pelos menos três fatos demonstram isso:
  • Em primeiro lugar Keirrison estava apalavrado com o Barcelona desde final de março, e só aguardava o fim da Libertadores para concretizar a transferência. Segundo o próprio técnico tinha até cláusula de contrato específica para uma saída para o time catalão.

  • O próprio Luxemburgo, na pressa de isentar a si e os dirigentes da saída do jogador, jogava toda a responsabilidade sobre ele, exigindo-lhe uma definição. Eis aí a definição que ele pediu. Porque tanta surpresa?

  • O técnico alegou que Keirrison desrespeitou a ele e aos jogadores por não vir avisar pessoalmente da negociação. Mas ele mesmo acerta sua saída e sai detonando no twitter sem falar com seus comandados. Quem é que pode acreditar que Luxemburgo ficou chateado com Keirrison quando ele faz exatamente a mesma coisa?

Luxemburgo caiu de maduro. A fruta já estava podre há muito tempo. E acabou com esta saída no meio do campeonato, quando o time perde seu principal jogador. Deve ser o tal planejamento do Belluzzóquio. Só espero que venha um técnico competente (Muricy ou Dorival Junior) para colocar a casa em ordem e começar a montar um time competitivo visando o próximo ano. Será um trabalho hercúleo, pois Luxemburgo (com apoio dos dirigentes) deixou não apenas um elenco recheado de jogadores inexpressivos, como metade do elenco pertence a investidores e outros times. A receita é avaliar o elenco (incluindo as bases) montar uma base e somente contratar peças chave no próximo ano. E esperar que Belluzzóquiio e sua gangue não aprontem.