22 de março de 2009

Guaratinguetá 1 x 1 Palmeiras

Ontem o time não se encontrou tecnicamente e amargou um empate contra um limitado e apenas aguerrido Guaratinguetá. A lição este jogo foi a constatação dos problemas no ataque. O time é dependente de Keirrison, pois este é nosso único atacante de qualidade no atual momento. Lenny, que pese seus gols no início de ano, é um jogador limitadíssimo: não sabe se posicionar em campo, não tem visão de jogo e não sabe concluir bem. Como pode um atacante cujo forte é a velocidade ficar voltando ao meio-de-campo para buscar a bola quando há dois armadores para isso no time (Cleiton Xavier e Diego Souza)? Que dizer do seu jeito "vaca-louca" de se atira em cima dos adversários? E a mania de tentar chutar para gol quando está bem marcado e há melhores opções de jogada? A outra opção de ataque ontem, Ortigoza, teve sua primeira real oportunidade e foi muito mal. Lento, não encontrou os espaços para dar opção de lançamento aos meias, demonstrou pouca técnica para fazer o pivô e ainda atuou de "zagueiro" em dois ataques perigosos: bloqueando chute de Wendel que tinha endereço certo e chutando para trás quando estava na pequena área com o goleiro batido. Espero que esta sua atuação tenha sido apenas um acidente de trabalho. Outros dois atacantes entraram em campo no segundo tempo: Marquinhos e Daniel. O primeiro ainda não conseguiu mostram nem sombra do futebol insinuante e efetivo dos tempos de Vitória-BA, e o segundo conseguiu ser tão ruim quando Lenny. Qual a outra opção de ataque no elenco? É o Max... sem comentários. Tudo isso é conseqüência de um grave erro de planejamento do elenco provocado por dirigentes e técnico incompetentes. Lenny devia ter saído, Ortigoza foi apelação de última hora, Daniel foi chamado para tapar buraco e Max... sem comentários. Fico pensando o que seria do time se o pior houvesse ocorrido no acidente ontem em Curitiba. Fato é que Keirrison não pode se machucar e Willians deve seguir improvisado no ataque.

Bruno Cardoso: Vinha bem mas falhou ao não cortar o cruzamento no gol adversário. Fez grande seqüência de defesas a queima-roupa no segundo tempo.
Wendel: Bem na defesa e horrível no ataque. Evandro: Entrou e nada produziu. E ainda fez com que Pablo Armero, a melhor opção de ataque, tivesse que ficar mais atrás. Mas esse foi um erro de Luxemburgo.
Maurício Ramos: Bem no geral, mas também falhou no lance do gol.
Danilo: O adversário criou suas melhores chance encima dele. Tentou fazer ligação com o ataque mais de dez vezes e errou todas. Devia pagar multa cada vez que tentasse passes com mais de 5 metros, pois não tem competência para isso.
Pablo Armero: O melhor do time ontem.
Pierre: Eficiente no combate de meio-de-campo.
Sandro: sem encontrar função em campo, foi bem substituído. Marquinhos: Outra pífia performance. O que acontece com ele?
Cleiton Xavier: Bem na marcação, mas, sem as deslocações de Keirrison, ficou devendo na armação do ataque.
Diego Souza: Tentou resolver individualmente quase todas as jogadas e errou em 90% delas. Péssimo.
Lenny: Atuação normal para ele, ou seja, errou tudo que tentou. Daniel: Conseguiu ser tão ruim quanto Lenny.
Ortigoza: Atuação ridícula. Parecia mesmo o Coalhada. Precisa melhorar muito.

Agora é torcer para que Corinthians e São Paulo não vençam logo mais e assim ao menos manter a diferença de pontos, e preservar o time titular na terça para tentar resolver a primeira colocação contra o São Paulo no fim-de-semana.