8 de fevereiro de 2009

Palmeiras 4 x 1 Santos

Perfeito! Os sete desafios iniciais terminaram com 100% de aproveitamento. O time classificou-se para a fase de grupos da Libertadores e lidera o estadual com um jogo a menos que os adversários. O Palmeiras foi arrasador no início e bombardeou o Santos ao longo dos primeiros 30 minutos. Fez dois gols e poderia abrir uma vantagem ainda maior. Depois o Santos cresceu e equilibrou as ações ao ponto dos 4 x1 não refletir exatamente o que foi a partida. O destaque do time foi a movimentação e velocidade no ataque, ao menos no primeiro tempo, e as atuações de Keirrison e Cleiton Xavier. O primeiro foi brilhante no primeiro tempo e oportunista no terceiro gol, depois a bola não chegou mais e ele caiu de produção. Já Cleiton Xavier manteve um excelente padrão ao longo de todo o jogo e foi o melhor em campo. A defesa continua preocupando. Erra no posicionamento da bola aérea e parece um bando desordenado quando pressionada. Mesmo as boas atuações de Pierre e Edmílson não são suficientes para compensar a fragilidade de jogadores como Danilo, Jeci e Fabinho Capixaba. Que falta faz a saída do David! Até o esforçado Gustavo era superior aos zagueiros que sobraram. A defesa vai dar dor de cabeça se não chegarem ao menos um zagueiro de qualidade e um bom lateral direito.

Bruno Cardoso: Duas boas defesas e sem culpa no gol de Kleber. Mas pareceu nervoso, falhando nas saídas do gol e saídas de bola.
Edmílson: O líder do time teve ótima atuação.
Jeci: Fraco, teve que apelar para faltas toda vez que saía da área atrás dos adversários.
Danilo: Também bem abaixo da atuação de Edmilson lá atrás.
Fabinho Capixaba: Até que no primeiro tempo apareceu na defesa e acertou um cruzamento (feito raríssimo!), mas sumiu no segundo tempo.
Pierre: É quase perfeito quando atua plantado na frente da zaga.
Diego Souza: Parece um alienígena neste time. Lento, sem posicionamento e pouco atuante. Jumar: Entrou para cobrir o fraco Fabinho Capixaba (e isso apesar do time jogar com três zagueiros e ter Pierre na cobertura) e cumpriu seu papel.
Cleiton Xavier: Eu tinha muito receio de que ele iria repetir no Palmeiras o fraco futebol que jogou entre 2005 e 2007, mas parece ter reencontrado seu futebol.
Pablo Armero: Não foi mal, mas estava um tanto afoito. Parece que vai dar muitas alegrias.
Willians: Aparece na frente e atrás com muita eficácia. Peca na conclusão, mas isso não estraga suas boas atuações. Lenny: Méritos em saber posicionar-se e na conclusão da jogada do último gol.
Keirrison: Grande atacante. Incrível como domina todos os fundamentos com tão pouca idade. Marquinhos: Sem tempo.


Com Marquinho disponível, e assumindo que ele vingue, quem sai do time? Uma alternativa óbvia, e que eu venho advogado há algum tempo, seria a saída de um dos zagueiros (Mauricio Ramos ou Danilo) e a substituição de Capixaba por Wendel para dar mais consistência na defesa: Marcos; Wendel, Danilo, Edmílson e Pablo Armero; Pierre, Willians, Cleiton Xavier e Diego Souza; Keirrison e Marquinhos. Mas outra possibilidade seria trocar Diego Souza por Jumar no time acima. Assim Cleiton Xavier e Willians ganhariam mais liberdade para encostar com os dois da frente. Mas será que teriam coragem de tirar o homem de R$10 milhões do time? Aguardemos os próximos capítulos.