23 de fevereiro de 2009

Elenco até maio... qual a melhor formação?

Com as inscrições para a Libertadores fechadas até o final da primeira fase, o elenco do Palmeiras deve ficar restrito aos atuais atletas até o começo de maio. Qual seria a melhor formação da equipe com os jogadores disponíveis? Gostaria de ver o time com a seguinte formação:

Marcos; Wendel, Edmílson, Marcão e Pablo Armero; Pierre, Willians, Cleiton Xavier e Diego Souza; Marquinhos e Keirrison

Pierre deveria jogar fixo atrás, quase proibido de ultrapassar o meio de campo, formando uma linha de zagueiros com Edmílson e Marcão. Estes dois teria a possibilidade de aparecer como elemento surpresa a frente, até porque ambos têm maior qualidade técnica para isso do que Pierre. Assim também livramo-nos dos limitados Maurício Ramos e Danilo. Somando-se a entrada de Wendel, com muito maior poder de marcação que Fabinho Capixaba, acredito que o time ganha mais consistência atrás e melhor saída de jogo. Pablo Armero teria maior liberdade de atacar, até porque é o único canhoto do elenco e, portanto, com condições de chegar à linha de fundo do lado esquerdo do ataque com chance de bons cruzamentos.
Willians e Cleiton Xavier jogariam mais recuados, ajudando na marcação do meio-campo. Willians teria a incumbência de aparecer como elemento surpresa, usando sua grande velocidade. E Cleiton Xavier fica com a armação, ajudado por Diego Souza que também tem a função de encostar nos atacantes. Marquinhos deveria cair nas pontas e trocar de posição com Diego Souza para dificultar a marcação. Keirrison joga livre explorando os espaços, fazendo tabelas e esperando as enfiadas de bola.

Não é um time muito equilibrado. Há deficiência na lateral direita, Marcão não é um grande zagueiro, Pierre limita-se a ser um grande defensor, Diego Souza ainda deve constância em atuar bem, Marquinhos ainda não mostrou seu potência e o time ainda é bem jovem e em formação.

Na reserva o time contaria com a seguinte formação:

Bruno Cardoso; Fabinho Capixaba, Danilo, Maurício e Marcão (deslocado para a esquerda quando Pablo não estiver disponível – Maurício Ramos seria o atleta extra aqui); Jumar, Sandro Silva, Evandro e Deyvid; Lenny e Ortigoza.

Praticamente apenas Bruno Cardoso é um bom reserva. Deyvid uma promessa, Ortigoza uma incógnita e Maurício um guerreiro. Os demais pouco ou nada agregam. Esta falta de qualidade no elenco como um todo é o principal problema do time.

Os seguintes atletas poderia ser emprestados, vendidos ou dispensados: Deola (Rafael Alemão seria o regra-três), Jeci, Paulo Miranda, Jefferson, Souza, Max e Daniel. Reduziria despesas sem afetar a competitividade do time.