Continua a pasmaceira de fim de ano. Muitos boatos e poucos fatos dignos de nota. Mas a preocupação com o time para 2009 é crescente se prestarmos atenção nas declarações dos dirigentes. Lembremos algumas destas declarações: (a) nenhum jogador que volta de empréstimo será utilizado, (b) Elder Granja, Jeci, Gladstone, Roque Junior, Leandro, Martinez, Léo Lima, Lenny, Denilson, Maicosuel, Jorge Preá e Alex Mineiro estão fora dos planos, (c) todos os esforços serão feitos para renovar com Kleber e trazer Keirrison em janeiro, e (d) confirmando Willians e Danilo o time vai atrás de dois laterais para fechar o elenco.
Caso as coisas aconteçam assim mesmo, o time seria o seguinte no primeiro semestre:
Goleiro: Marcos, Bruno e Deola
Lateral Direito: Indefinido e Fabinho Capixaba
Zagueiro: David, Gustavo, Maurício (ex-Coritiba), Danilo e Maurício
Lateral Esquerdo: Indefinido e Jefferson
Volante: Pierre, Willians, Jumar e Sandro Silva
Meia: Diego Souza, Deyvid, Evandro e Cleiton Xavier
Atacante: Kleber, Keirrison, Marquinhos e Thiago Cunha
Independente de quem venha a ser contratado para as laterais, o time é mais fraco do que o do primeiro semestre deste ano. Outro ponto é que será uma nova equipe, com o mínimo de 5 novos jogadores titulares, ou seja, não existe base montada, a não ser a incrível permanência da maioria dos inúteis contratados no segundo semestre de 2008: Fabinho Capixaba, Jefferson, Jumar, Sandro Silva, Evandro e Thiago Cunha.
Mais um produto da absoluta falta de planejamento: o time ficaria com nenhum zagueiro, volante ou meia canhoto. E no ataque apenas o canhoto Thiago Cunha... mas ele não conta pois é pobre coitado.
E observem o que acontece se Kleber não renovar, Keirrison só chegar em abril/maio e com Marquinhos só voltando da seleção sub-20 na segunda semana de fevereiro: corremos o risco de ter Thiago Cunha como único atacante disponível no elenco para os jogos da Pré-Libertadores!
Sem dúvida precisamos e aguardamos um Papai Noel mais gordinho do que as declarações dos dirigentes parecem indicar. Vamos aguardar!