2 de dezembro de 2008

Contratações para 2009

Como escrevi antes, acredito que o Palmeiras precisa de sete reforços para 2009: dois zagueiros, um lateral esquerdo, um volante, um meia e dois atacantes.

Zagueiro: Seria ideal encontrar dois zagueiros canhotos, pois tanto David como Gustavo são destros. Mas isso é muito difícil. Entre nomes factíveis gosto do Adailton (Santos), Luiz Alberto (Fluminense) e Réver (Paulista-SP emprestado ao Grêmio). Todos estão acostumados a jogar pela esquerda. Adailton é o melhor dos três e Luiz Alberto tem a vantagem de ter seu contrato com o Fluminense encerrando agora.

Lateral Esquerdo: Um bom nome é Julio César (Fluminense), como no caso do Luiz Alberto tem seu contrato encerrando em dezembro. Ambos têm o benefício adicional de virem de uma Libertadores. Uma segunda opção poderia ser Ricardinho (Coritiba).

Volante: Fabrício (Cruzeiro) está com seu contrato vencendo em janeiro, e o do Arouca (Fluminense) vence em abril. Daí a preferência por Fabrício.

Meia: Precisamos de mais opção de meia esquerda (além do Willian), e para ser titular do time. Conca (Fluminense) parece ser um bom nome mas é um jogador caro e teria que vir pela Traffic. Carlinhos Paraíba (Coritiba) seria outra opção, mas muito mais arriscada. Já destros têm o Lúcio Flávio (Botafogo) e Tcheco (Grêmio), ambos com contratos vencendo em dezembro.

Ataque: Keirrison (Coritiba) e Marquinhos (Vitória) são excelentes opções. Pena que conseguidas apenas pela Traffic. Caso Keirrison só seja liberado mesmo em abril, Daniel do sub-20 ocuparia seu lugar provisoriamente.

Assim, teoricamente, poderíamos ter o seguinte time:

Goleiro: Marcos, Bruno Cardoso e André Zuba
Lateral Direito: Elder Granja e Wendel
Zagueiro: David, Adailton, Luiz Alberto e Gustavo
Lateral Esquerdo: Leandro e Julio César
Volante: Pierre, Martinez, Fabrício e Léo Lima
Meia: Diego Souza, Conca, Deyvid e Willian
Ataque: Kleber, Alex Mineiro, Marquinhos e Keirrison

O time ganharia em segurança na defesa, criatividade no ataque e excelentes opções no elenco. Se como investimento não seria muito, pois é mais uma questão de contrato com o jogador, seguramente o elenco acima representa um acréscimo razoável em salários. Mas o time tem duas boas medidas de redução de custo para não apenas bancar os novos salários, mas também para reduzir o atual total de despesas com futebol:

A primeira é a substituição do caríssimo técnico Luxemburgo e sua comitiva, por uma opção de menor custo, mais honesta e mais eficiente. Mas isso é tema para outra postagem. E a segunda medida é a dispensa e negociação de pelo menos 62 jogadores que nada acrescentam ao time e hoje estão sob contrato. Isso mesmo 62 jogadores (ver postagens anteriores sobre o retorno dos emprestados e o sub-20)! Não tenho dúvidas que estas duas medidas mais que pagam os salários dos jogadores acima, como também reduz despesas e põem o caixa do clube em ordem.

Conforme escrevera no anterior exercício de montar um hipotético elenco para 2009, creio que esta proposta atinge os seguintes objetivos:

Manter a base do time como melhor aditivo à sua competitividade. As janelas de transferência tendem a desmontar as equipes tanto no Brasil como nos demais países da América do Sul. Quem consegue manter uma base já sai na frente.
Contratações seletivas para as principais carências do time. Notem que são correções dos graves erros de contração neste segundo semestre.
Minimizar investimentos dada a precariedade financeira do time. O Palmeiras antecipou muitas receitas de 2008 e já vendeu seus principais ativos (jogadores). É preciso parcimônia nos investimentos para não deteriorar ainda mais suas finanças. E reduzir o elenco com a dispensa ou negociação de pelo menos 62 jogadores atualmente sob contrato.
E, finalmente, reduzir dependência da Traffic e os prejuízos nas futuras receitas que esta relação pode trazer (ver postagem sobre Vendas de Atletas – 11/09/2008).

As idéias colocadas são simples e óbvias, e o elenco deveria estar todo disponível no primeiro dia da pré-temporada. Mas, infelizmente, esta não tem sido a norma no Palmeiras. Vamos acompanhar o que farão os dirigentes do clube no acerto do time para o próximo ano.