Vejo exagero na afirmação de vários palmeirenses de que a mídia persegue nosso time, favorecendo os demais. Não consigo enxergar um complô da mídia contra o Palmeiras. O que sim vejo, e muito, é falta de profissionalismo. E isso se dá de diferentes formas.
Uma bem comum é a baixa qualidade dos repórteres, jornalistas e editores. Simplesmente são ruins no que fazem. Não se aprofundam em suas matérias, repetem o que ouvem sem verificar, preocupam-se mais consigo mesmo do que com a verdade. Ao divulgar inverdades comentem injustiças e dão impressão de perseguir ou favorecer alguém.
De mãos dadas com eles também tem a mídia sensacionalista. Não se envergonha de distorcer os fatos para aumentar audiência e vendas. São pessoas piores que os incapazes acima, pois enganam de caso pensado. Deveria estar na cadeia ou pagando altas indenizações, mas neste país que “ninguém vê e nada sabe” fica por isso mesmo.
O terceiro tipo é o jornalista jabá, aquele que planta notícias para favorecer alguém em troca de algum benefício pessoal. Outro criminoso. Com o futebol envolvendo cifras cada vez mais vultosas, temos cada vez mais veículos e tipos (evito a palavra profissional propositadamente) que lá trabalham vendo coisas que só eles vêem. Encher a bola de determinado jogador conforme encomenda do seu empresário é uma das formas mais antigas de mentira remunerada da mídia esportiva. Quando leio matérias como aquela da UOL afirmando que sem o Corinthians a audiência da Série A caiu na Globo não pude deixar de pensar em toda a movimentação daquele time (junto com Flamengo e São Paulo) de pleitear uma remuneração das emissoras maior que dos demais clubes. É óbvio que não dá para dizer que o indivíduo que escreveu aquilo recebeu algo do Corinthians. Fato é que a audiência da Globo já caíra muito mais nos dois anos anteriores quando o Corinthians estava na Série A, fato é que tal audiência subiu na Bandeirantes, e fato é que pay-per-view e canais por assinatura cresceram neste período. Mas o tal indivíduo não fez questão de abordar nenhum destes aspectos antes de redigir seu texto. Como disse, não dá para afirmar que ele recebeu um jabá do Corinthians. É mais provável que seja apenas mais um boçal que não sabe trabalhar, ainda mais empregado em um veículo conhecidamente sensacionalista e de esquerda (UOL é da Folha de São Paulo).
Ao invés de buscar um complô contra o Palmeiras, o melhor é simplesmente deixar de ler, ouvir e ver qualquer veículo de comunicação que transpareça alguma das enfermidades acima. É verdade que não vai sobrar muita coisa. Mas é bem melhor do que encher a cabeça com besteira.