18 de setembro de 2008

Histórias que ninguém explica: Palmeiras entrega time ao Vasco nos anos 80s

Durante a partida contra o Vasco lembrei um obscuro caso entre as duas equipes ocorrido no início dos anos 80s. Tele Santana havia montado um time competitivo no final da década anterior antes de deixar o Palmeiras para assumir a seleção. Era um time jovem aproveitando uma das poucas boas gerações de pratas-da-casa e boas contratações: Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão (Edson), Pollozi e Pedrinho; Pires, Mococa (Zé Mario) e Jorge Mendonça (Carlos Alberto Borges); Jorginho, César (Carlos Alberto Seixas) e Baroninho. Após a saída de mestre Tele os dirigentes começaram a negociar os principais jogadores e destruir o time que acabou disputando até a segunda divisão do nacional daquela época.

Curiosamente seis destes jogadores foram todos para um mesmo time: o Vasco da Gama. Os seguintes atletas compunham esta lista: Rosemiro, Pires, Pedrinho, Jorge Mendonça e César.

Nunca ficou explicada qual foi o argumento que convenceu aos dirigentes de então em destruir seu time para fortalecer o Vasco, pois as somas investidas pelos cariocas foram bastante inexpressivas.

Mais uma história que ninguém explica e cujo mistério deve morrer entre as famigli.